Praga pelos meus Olhos




O Palácio das 10 torres de Hostivař


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Já há mais de 2 meses a residir num deslumbrante palácio com dez ‘belíssimas’ torres, e ainda não vos descrevi o ‘cantinho’ que me tem acolhido nos últimos tempos. O local que todos devem procurar quando se deslocarem a Praga….ou talvez não!
O Kolej Hostivař fica a 45 minutos do centro da cidade por via dos eléctricos 22 ou 26 (carreiras durante o dia) ou 57 e 59 (carreiras nocturnas) ou pelos autocarros 271 e 154 complementado com uma viagem de metro.

O hall de entrada do Kolej Hostivař é similar ao hall de um hotel de três estrelas. A recepção onde tentamos sempre resolver os nossos problemas (nem sempre com sucesso) imponente com o seu novo visual, protegida com janelas à volta de forma a evitar o contacto directo entre os recepcionistas e um mais acalorado estudante com pouca paciência para entender a forma de trabalhar deste pessoal (esta é só a minha ideia sobre o porquê de terem colocado as janelas, mas há mesmo quem diga que os vidros são à prova de bala!). Duas escadarias que nos encaminham até aos vários edifícios (kolejs), várias mesas e alguns sofás onde podemos tomar um café e um engraçado relógio de parede. Sem esquecer a não menos fantástica Menza (cantina), ao cimo da escadaria que nos leva aos kolej 3 e 4. Não querendo aprofundar um tema que me deixa sempre com “água na boca” quando falo nele fazendo sempre lembrar-me da nossa tradicional cozinha, apenas vos adianto que quando dizemos que vamos almoçar à meza, é comum responderem-nos “good luck”.

Se a aventura estava a aquecer, preparem-se para o que vão encontrar no 8º andar do 4º kolej!

O kolej 3 apresenta uma característica que o distingue de todos os outros. O elevador é o mais recente mas é o que mais vezes avaria. Segundo as últimas estatísticas, 80% dos residentes, deste edifício, já tiveram o privilégio de ficarem presos durante uns breves instantes. Havendo, mesmo quem já tenha conseguido a proeza de ter ficado trancado duas vezes no mesmo dia. Simplesmente uma experiência única.

Afastando-nos do meu antigo kolej, chegamos ao meu actual edifício, o kolej 4. Juntamente com o meu, o kolej 1, são os dois únicos edifícios com Internet…mas em compensação são os que têm as cozinhas mais pequenas ou … ‘menos boas’. Cozinhas essas, que só as chamamos assim porque meteram lá um objecto parecido com um fogão eléctrico com dois bicos. Se bem que o do meu corredor, só um funciona!
Passando a cozinha,
entramos ‘no corredor’. Para além de ser o corredor com as festas mais emotivas, é também o único em todo Hostivař com uma mesa. Mesa essa que foi trazida pela ‘comunidade espanhola’ do piso, directamente da faculdade. E por estranho que possa parecer, é talvez o objecto mais importante no corredor. É graças ‘à mesa’ que nos encontramos quase todos os dias e “trocamos dois dedos de conversa” e evitamos comer no quarto deixando um cheiro nada agradável quando nos deitamos. Para além disso, podemos encontrar ao longo do corredor vários estendais onde deixamos secar a roupa, dois frigoríficos que de vez a vez são assaltados por um engraçadinho, paredes decoradas com ‘posters’ e fotografias, e ao fundo, bem perto da mesa a mais prestigiada biblioteca privada do palácio. Cinco livros românticos deixados por uma sueca no primeiro semestre, num inglês tão profundo que em tudo se parece um argumento das novelas da TVI.

Entrando na minha ‘toca’, o quarto 489 (apesar de na porta constar o número 68), encontramos uma casa de banho do lado direito e ao fundo, duas camas e duas secretárias e mais algumas mobílias. Parece-me que o quarto seria bom para apenas uma pessoa, visto para duas ser pequeno. Mas cá nos arranjamos. Posso dizer que tive sorte com o companheiro de quarto, visto não ser esquisito e ser um italiano porreiro….mas é cá um desengonçado com as coisas dele, só visto! Mas tudo passa despercebido quando no final do dia somos encantados por um esplendoroso pôr-do-sol.


Sinceramente acho que é um espaço agradável e ideal para se viver uma experiência de Erasmus por 6 meses ou mesmo um ano. Desde todo o convívio que existe diariamente com todo o pessoal até ao desafios que a cozinha, a máquina de lavar e a recepção nos coloca.

Beijocas e abraços


1 Responses to “O Palácio das 10 torres de Hostivař”

  1. Anonymous Anonymous 

    olá olá amiguinho!
    Tenho lido atentamente o teu blog, pq eu tb kia conhecer praga e assim já vou vendo umas coisinhas...e sinceramente o k tu escreves as x ate me emociona, c é o caso da comidinha...k imagino k seja excelente e saborosa :P
    Qd é que voltas?

    Beijokinhas

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


About me

  • I'm lmleitao
  • From Alto Seixalinho, Barreiro, Portugal
  • My profile

Previous posts

Archives

Links


ATOM 0.3