Praga pelos meus Olhos




Febio Fest Week


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




Já há 10 dias que não escrevia… apesar da minha primeira intenção quando criei este blogue ter sido em torná-lo num diário, até hoje isso não tem sido possível em virtude de condicionantes muitooooooo fortes! E por isso peço a vossa inestimável compreensão.

A semana que se passou ficou registada pelo festival internacional de cinema, vídeo e televisão, FebioFest.
O festival decorreu desde dia 23 a 31 de Março em Praga e prolongar-se-á por outras cidades checas até meados de Abril, Brno, Olomouc, Ostrava, Liberec, Jihlava e Pardubice.
Durante esta semana tivemos a oportunidade de visionar inúmeros filmes de renome, outros nem tanto, de diversas nacionalidad
es. Aproveitei para ver quatro filmes: “Down Colourful Hill”, um filme polaco pouco interessante que retrata a vida de dois irmãos que estão apaixonados pela mesma mulher e de um traficante de “túlipas” que teve um caso com a pobre da menina e só por acaso é o melhor amigo de um dos irmãos. No dia 28/03 fui ver o “The Squide and the Whale”, um bom filme que teve a particularidade de ter sido nomeado este ano para os Globos de Ouro e para os Óscares para melhor filme e Screenplay respectivamente que conta a história de um casal que vive as dificuldades de um divórcio visto pela perspectiva dos seus dois filhos menores. Um bom filme com uma excelente interpretação do miúdo mais novo. Pelas 24h do mesmo dia depois de vir do jogo do Benfica vs Barcelona (onde o SLB se viu a rasquinhaaa…) fui com a Sofia ver o tão falado e aguardado “Match Point” do Woody Allen. O filme é engraçado e tem um argumento interessante que nos transporta para o incompreensível e controverso mundo dos sentimentos, especialmente no que toca a relações amorosas. Faz constantemente uma ligação inteligente sobre os acontecimentos da vida a um ponto decisivo de uma partida de ténis (Match Point), lembrando que na vida, a sorte é um agente importante e extremamente decisivo e não um mero espectador.
Por fim, fui ver talvez o melhor filme português, “Alice”. Simplesmente genial com a magnífica interpretação da melhor actriz portuguesa do momento, Beatriz Batarda e com a não menos fantástica interpretação de Nuno Lopes no papel de Mãe e Pai de uma pequena menina chamada Alice. É um filme com pouco diálogo mas carregado de fortes expressões corporais por parte dos actores em redor do desaparecimento de um filho. Uma história que nos faz sair da sala de cinema sem palavras. Um filme para ver quando voltar a Portugal.

Para além de filmes, o FebioFest em todos os dias a partir das 19h organizou eventos musicais com bandas a tocarem ao vivo num restaurante e num parque de estacionamento. Aproveitámos por passar alguns começos de noites por lá, tendo mesmo conhecido um professor que lecciona português empresarial desde Setembro por toda a república checa que veio até à nossa mesa beber um copo.

O meu quotidiano tem vindo a modificar-se gradualmente. Desde logo porque já começo a conhecer os cantos à cidade e por isso o mapa, objecto indispensável no início, tem ficado em casa.

A escola, tanto que me têm perguntado, tem estado a correr bem. Pensei que poderia ser bem pior visto não estar habituado a ter aulas em inglês, a juntar a uma possível dificuldade pela prenuncia dos professores, tive a sorte de todos os professores terem um discurso fluente e percebível para além de o notar que o meu inglês tem vindo a melhor de dia para dia, não em função das aulas mas pelo contacto com o resto do pessoal da residência, que apesar de cometermos variadas “gaffes” … lá nos vamos entendo. Fico é mais apreensivo quando falo com ingleses ou americanos, mas mesmo isso tem sido um desafio apelativo, sobretudo pela simpatia e graça de ambas as moças! Eheeheheh

Beijocas e abraços*

Luís Miguel


2 Responses to “Febio Fest Week”

  1. Anonymous Anonymous 

    banho de cultura vai ser sem duvida o melhor que trazes.

    Não chega mas e bom. .... continua mas dá atenção ás aulas ........ beijos

  2. Anonymous Anonymous 

    as vezes...

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


About me

  • I'm lmleitao
  • From Alto Seixalinho, Barreiro, Portugal
  • My profile

Previous posts

Archives

Links


ATOM 0.3