Praga pelos meus Olhos




As festas


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Pela semana que passou muitas festas temáticas se realizaram pelos ínfimos corredores de Hostivař. Tivemos uma festa finlandesa, médica e mais umas quantas das quais não tive conhecimento do propósito. Se é comum fazermos uma festa com o propósito de celebrarmos algo, por Hostivař esse princípio não se aplica. Faz-se festa….porque tem que se fazer!
Todas as festas têm a particularidade de toda a gente ter conheciment
o pelos panfletos deixados à entrada dos edifícios. Todas com excepção das festas do meu corredor! Todas as festas acabam por volta das 3 horas da manhã com a imponente presença do guarda-nocturno falando checo e linguagem gestual com o pessoal! As festas do 8º piso do 4º edifício, não acabam antes das 5 horas matinais sem nunca faltar a presença assídua e alegre do guarda-nocturno que já é considerado um ‘amigo’ das nossas festas que apenas passa por cá para mostrar que trabalha pela noite dentro.
A última das festas ocorreu no dia do meu aniversário. Começou perto das 24h com os preparativos de um, dois, três, quatro, cinco, … alguidares de sangria espanhola e culminou com 2 ‘aspirantes a músicos’ a tocarem guitarra e bateria até às tantas da madrugada. Por este motivo é impossível vir dormir para
o quarto, ‘obrigando-me’ a permanecer no corredor até as visitas se lembrarem de sairem (não é isso que pedem aos anfitriões?).
Não será de estranhar o estado ‘lastimável’ em que se encontrava o
corredor no dia seguinte. Ainda encontrei vestígios de um cachecol de uma irlandesa que andou a beber shots de sangria toda a noite.

Antes desta última festa, na sexta-feira fomos até Brno.
Brno é a segunda maior cidade da República Checa e
localiza-se no sul do país. É uma cidade cheia de fábricas, muito próximas do centro, com uma arquitectura em nada semelhante a Praga. Pareceu-me ser uma cidade com uma grande concentração de actividade industrial e menos actividade cultural.

Iniciámos o nosso passeio com a ida ao “Mendel Museum – Museum of Genetics” em homenagem ao cientista Gregor Mendel, conhecido pelo seu contributo na evolução da genética pelo seu trabalho com simples pés de ervilhas, tendo vindo a realizar importantes descobertas das leis da hereditariedade que vieram a revolucionar a biologia e traçariam as bases da genética.
Passámos o tempo pelo centro e a caminhar pelas ruas da cidade onde comprei a minha boina com orelhudos (pareço um
artista)!!!! E passámos pelo castelo no topo da cidade que nos permitiu ter uma imagem de toda a cidade.
É uma cidade que não me parece que tenha grande interesse, comparativamente a Praga, mas rapidamente nos deslocamos até lá de comboio em 3 horas.

De sábado para domingo fomos até Karlovy Lažne, a maior discoteca na República Checa com 4 andares, cada um com um som diferente. Estava apinhada de italianos, tal como toda a cidade. É incrível a quantidade de excursões de alunos italianos que circulam pela cidade.

A noite correu bem, muita música, muita dança, divertimo-nos imenso. Na chegada a casa as minhas antigas companheiras de corredor, a Agniescka, a Dalla e a Matylda levaram-me até ao quarto delas e apareceram com um bolo, feito por elas. Cantaram-me os parabéns e ofereceram-me uma caneca cheia de chocolates de ‘ferrero-rocher’ e um lindo postal dizendo “Feliz aniversário e tudo de melhor para ti!” em várias línguas. Devo-vos confessar que fiquei emocionado por estas 3 lindas ‘moças’ terem tido esta ideia, é bem verdade que o bolo estava muito bom (é verdade) mas foi um gesto simpático de 3 pessoas que me conhecem apenas há um mês.

Mais uma vez passei o meu aniversário fora de Portugal. Começa a tornar-se um hábito. Poderá significar um futuro longe da terra de Camões, longe do mar que tanta falta me faz e dos mimos de toda a minha família!?!?!?

Beijocas e abraços*

Miguel


3 Responses to “As festas”

  1. Anonymous Anonymous 

    festas, festas ....... e escola tambem faz parte não?

    a cidade pode nao ser tao bonita que Praga mas pelas fotos tambem nao deve ser feia .

    Ve tudo aproveita tudo mas olha as aulas.

    beijos

  2. Anonymous Anonymous 

    Tive a ler um cadinho do teu blog, aliás só a parte das festas lol pq será...e tou mto feliz por estares a conhecer tantas coisas e por estar a ser tão fixe estares ai, acredito k deve ser mm uma experiencia única. Aproveito para te deixar uma grande beijoka e tudo de bom...pq mereces ;)

  3. Anonymous Anonymous 

    Olá Miguel, como já deves ter reparado somos homónimos!
    Enquanto vagueava pela net, na procura de informações acerca da residência - Kolej Hostivar - encontrei o teu blog. Ñ pude deixar de o ler todo e de passar a consulta-lo regularmente. Porquê? Pq por estes dias concluirei o meu processo de inscrição em ERASMUS com destino a Praga (2ºsem. 06/07).
    Já encontrei alguns textos relativos à residência e devo confessar q ñ eram animadores, mas tb ñ traçavam nenhum cenário negro! Já li o q escreveste sobre a residência e pouco ou nada escreveste de mau. Pude tb tirar uma dúvida q tinha: se havia net nos quartos ou ñ. Já vi q há pq mudaste pra um.
    Mas a razão de te escrever é,precisamente, saber mais sobre a residência. Condições, se quartos com net são mtos e fáceis de se aceder a um, se aumenta o preço por ter net, etc, etc. Queria então pedir-te, se ñ for mt, q escrevesse um post sobre a residência. Caso ñ querias, disponibilizo-te o meu mail para me puderes enviar o tal texto assim q puderes.
    Com votos de q te divirtas,
    um abraço,
    Miguel Dias (migueldias@bragatel.pt)

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


About me

  • I'm lmleitao
  • From Alto Seixalinho, Barreiro, Portugal
  • My profile

Previous posts

Archives

Links


ATOM 0.3