Praga pelos meus Olhos




Erasmus Praha 2006 chega ao fim...


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...




Neste ‘post’ de despedida da vida de Erasmus, poderia começar por falar nas festas, das noites que nunca acabam e das madrugadas que perduram … mas o significado de toda esta impressionante experiência começa e é vivida em redor das pessoas que saltam, riem e choram connosco durante todo este tempo. Rapazes e raparigas, todos diferentes com formações e culturas distintas mas todos eles com um espírito de convivência e de viver cada momento com grande intensidade e todos os dias carregados de grande emoção.


Quatro meses que passaram num instante. Ainda ontem estava a despedir-me dos meus pais no aeroporto da Portela e, hoje, estou a despedir-me desta vida a comer chouriço às 6h da manhã no terraço do meu edifício juntamente com um 4 como eu.

A vontade que me levou a optar por realizar uma experiência como esta, seria com o objectivo de sair de Portugal, abandonar por um tempo a comodidade diária, abandonar por uns tempos o quotidiano, conhecer a nossa Europa, sentir diariamente as diferenças culturais de uma infinidade de povos.


Confesso-vos que todos os dias foram uma aventura, uma surpresa. A monotonia e o stress do dia-a-dia deixaram de existir durante estes 4 meses. A começar pelo acordar e dirigir-me até à Menza (quase sempre) à hora do costume para colocar a conversa em dia com a Lenira depois de ela já ter começado o dia bem cedinho (que eu desconfio
), passando pelas caminhadas pelo parque ou pela maravilhosa cidade de Praga ou ficar horas à conversa com o pessoal até alguém se lembrar que afinal tem alguma coisa para fazer. O cozinhar aventureiro pelas impressionantes cozinhas de Hostivar que terminavam com um agradável convívio de toda a gente em redor da mesa do corredor. Foram momentos que hoje recordo com grande nostalgia.

A magia de uma experiência de Erasmus está nas pessoas que conheces.

A começar pela Sofia, que apesar de já a conhecer e (pensar) saber o que poderia contar, após o primeiro mês, soltou a sua euforia e andava que nem uma ‘varrida’ e espelhando várias vezes um rasgado sorriso.

Recordar Praga e Hostivar é lembrar-me da irreverência da Matylda como um poço de energia e alegria tal, capaz de cativar toda a gente em seu redor. É recordar-me da Dália como sendo a mais doce e linda lituanense. Será recordar-me do ser estranho mas engraçado que foi o meu primeiro colega de quarto, o Guntis, que mais tarde veio a ser denominado com um impecável nickname, o ‘Cartoon’. É recordar o meu corredor composto maioritariamente por espanhóis, Gloria, Aurora, Maria Cruz, Pablo, Laura, Mercedes, Susana, Álvaro, Jacinta todos impecáveis que mudaram a minha ideia sobre os espanhóis. Não esquecendo a deslumbrante Vicky em nada comparada com as ‘poshs britânicas’ e pelo timidíssimo eslováco, Mirko e do fantástico Miño que entre todos foi o que ficou a achar que eu era um extraordinário cozinheiro, tal como as duas polacas que viviam de frente do meu quarto a Mónica e a Magda! Não esquecendo o melhor companheiro de quarto que me podia ter calhado. Gianluca um italiano típico. Um ‘porreiraço’, se bem que desarrumado, sempre pronto para uma festa e sempre preocupado em arranjar um essay para entregar ao professor na semana seguinte. Um tipo cinco estrela.

Hostivar não ficava completo sem referir o Kolej do Baptista. O Kolej 2. Por todo o edifício vislumbramos referência a este marco de Hostivar que chegou aqui directamente da Lourinhã. Festas e festarolas são com ele. Acaba a noite sempre em plena loucura. Toda a comitiva hilariante do pessoal do 4º andar deste kolej, tornam este piso num ponto de encontro. Toda a ‘trupe tuga’ a começar pelo menino Baptista, o Valério, para quem a noite dura até a discoteca fechar, o João, o maior barman de Lagos, o Rui, um gouveiense cinco estrelas com um variado leque de conhecimento técnicos sobre cervejas checas, o Tiago que depois de cortar a gadelha voltou-se para as …natashas, as meninas, que carinhosamente as chamo ‘destiny childs’ (private joke), formado pela menina Rita, uma moça de cascais altamente, com toda a pinta da linha mas com pitadas de irreverência; a Cândida, uma italiana hilariante, bastante afável após a conhecermos, e por fim, a encantadora Sophia com uma beleza deslumbrante e com um coração d’oiro.

Todo este pessoal e muitos outros que provavelmente me esqueci, tornaram estes 4 meses num período inesquecível.


Foi uma experiência que me enriqueceu bastante e não a trocaria por outra qualquer. Deixando o meu testemunho para outros que estejam a pensar em fazer algo parecido a isto, não deixem de o fazer, todos os momentos são positivos, todos valem a pena. A saudade e a alegria estão sempre presentes. Invertem posição na chegada e na partida relembrando os momentos que passamos lá e por cá os recordamos.

Como despedida, quero agradecer a todos os que visitaram este blogue que nasceu com o intuito de se tornar num diário, depois passou para semanário…e quase ia chegando a mensal mas que tentei expressar por palavras e fotografias os meus últimos quatro meses que posso dizer com toda a certeza que foram dos melhores tempos da minha vida.

Beijocas e Abraços para todo o pessoal de Hostivar*

Luís


3 Responses to “Erasmus Praha 2006 chega ao fim...”

  1. Anonymous Anonymous 

    Bem demorei muito tempo a fazer um comentário a este blogue...talvez pela forma como sempre me senti retratada nesta experiencia que estavas a viver e pela inveja que senti em já nao estar a viver isto.
    Por muito que falemos com as pessoas sobre esta experiencia, ninguem nunca vai entender sem passar por isto, nao achas?
    Ninguem nunca vai poder compreender as amizades incriveis que se podem fazer em 4 meses, as noites internacionais, as madrugadas na conversa ou as aulas em que nao estivemos por motivos maiores :P
    A independência que ganhamos torna-nos pessoas mais fortes e seguras, e talvez ainda nao sintas, mas depois de voltar percebi onde é o meu lugar e onde fica o meu porto de abrigo.
    Vou querer sempre voltar a Madrid, vou querer sempre conhecer cidades novas e entrar em aventuras malucas, posso ir mesmo viver para outro pais durante anos, mas nao duvides que este será sempre a minha casa, o sitio onde pertenço...
    Hoje sou uma pessoa diferente e acredito que tu tambem o sejas, crescemos e vivemos coisas que as palavras nunca vao exprimir, mas quando olhares para as fotos vais saber que ali houve uma historia, que aquele sitio tambem te pertence a ti, e que agora essa cidade tambem te diz muito.
    Vai haver noites em que te vais deitar e sentir saudades de Praga, vais querer mentalmente recordar os caminhos, as ruas e as vozes com medo que te possas esquecer com o passar do tempo, mas mesmo que as imagens fiquem menos nitidas e as vozes menos percptiveis, vais recordar sempre esta experiencia, vamos sempre recordar esta experiencia e vamos sempre sentir saudades e vontade de voltar, e se alguem disser alguma coisa...nao ligues...por e simplesmente nao ligues...somos ERASMUS e só nos sabemos o que se sente.

    Bom so te queria mandar um grande beijo e dizer que tivemos muita sorte por passar por isto.

    Jokitas erasmitas
    Dineia (Madrid)

  2. Anonymous Anonymous 

    Bem demorei muito tempo a fazer um comentário a este blogue...talvez pela forma como sempre me senti retratada nesta experiencia que estavas a viver e pela inveja que senti em já nao estar a viver isto.
    Por muito que falemos com as pessoas sobre esta experiencia, ninguem nunca vai entender sem passar por isto, nao achas?
    Ninguem nunca vai poder compreender as amizades incriveis que se podem fazer em 4 meses, as noites internacionais, as madrugadas na conversa ou as aulas em que nao estivemos por motivos maiores :P
    A independência que ganhamos torna-nos pessoas mais fortes e seguras, e talvez ainda nao sintas, mas depois de voltar percebi onde é o meu lugar e onde fica o meu porto de abrigo.
    Vou querer sempre voltar a Madrid, vou querer sempre conhecer cidades novas e entrar em aventuras malucas, posso ir mesmo viver para outro pais durante anos, mas nao duvides que este será sempre a minha casa, o sitio onde pertenço...
    Hoje sou uma pessoa diferente e acredito que tu tambem o sejas, crescemos e vivemos coisas que as palavras nunca vao exprimir, mas quando olhares para as fotos vais saber que ali houve uma historia, que aquele sitio tambem te pertence a ti, e que agora essa cidade tambem te diz muito.
    Vai haver noites em que te vais deitar e sentir saudades de Praga, vais querer mentalmente recordar os caminhos, as ruas e as vozes com medo que te possas esquecer com o passar do tempo, mas mesmo que as imagens fiquem menos nitidas e as vozes menos percptiveis, vais recordar sempre esta experiencia, vamos sempre recordar esta experiencia e vamos sempre sentir saudades e vontade de voltar, e se alguem disser alguma coisa...nao ligues...por e simplesmente nao ligues...somos ERASMUS e só nos sabemos o que se sente.

    Bom so te queria mandar um grande beijo e dizer que tivemos muita sorte por passar por isto.

    Jokitas erasmitas
    Dineia (Madrid)

  3. Anonymous Anonymous 

    Entao senhor luis...

    Andava eu aki a procura dum blog de um amigo k ainda esta em Praga e por pura curiosidade acabei por entrar no teu...E nao é k tu tiveste la comigo?!?!Ha coisas do camandro!!!!
    Pelo nome se calhar nao chegas la...mas se te disse k tive em Hostivar...k tive no Kolej 4...e k tive no andar em baixo do teu e ate k tive aula de Labour Economics ctg...ja sejas capaz de te lembrar!!!
    Espero k esteja tudo bem ctg...
    Eu kuase k chorava a ver o teu blog pelas memorias k me trouxe e à visualização mental de muitos dakeles momentos por que passei e k nao trocava por nenhuma fortuna do mundo!!
    Ai akela beach party.....so pa dar um exemplo...bons tempos!!!!
    Subscrevo totalmente o k q DINEIA disse...ser ERASMUS é de facto uma experiencia que so os ERASMUS conseguem
    explicar e muitas vezes é inexplicavel!!
    Bem...deixo aki o mail e o contacto do msn se kiseres manter contacto...(andremagalhaes81@hotmail.com)
    Ate pk podemos ter fotos em k possamos estar...eu sei k tenho algumas tuas por exemplo...
    Mas pronto...ja me tou a alongar...

    Akele abraço...
    Saudações Erasmicas!!!
    Cauky!!!

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


About me

  • I'm lmleitao
  • From Alto Seixalinho, Barreiro, Portugal
  • My profile

Previous posts

Archives

Links


ATOM 0.3