Praga pelos meus Olhos




As viagens já lá vão… e as despedidas começam!


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



De volta à cidade mágica.
Depois de três fins-de-semana como turista, estou pronto a retornar ao meu quotidiano ‘praguense’ por mais um mesito!


No dia da chegada da ‘Grande Viagem’, ao fim da tarde, fui com a Lenira, a Sarah (a mais
recente aquisição portuguesa de Hostivar) e a irmã e o cunhado da Lenira a um concerto de música clássica na carismática sala de espectáculos Rudolfinum. O concerto dividiu-se em 3 performances. Cada uma com um género diferente, acompanhado com um diferente modo de agradecimento por parte do público. Em algumas performances o público aplaudia ao fim de cada música, enquanto em outras, isso não se passava. O público não mostrava qualquer acção de (des)agrado, deixando todo o êxtase para o fim da performance! Concluo que talvez se trate de alguma Etiqueta Clássica … duvidosa, visto ter tido a companhia de um grande apreciador de música clássica nas minhas costas a fazer o seu próprio concerto com algumas parecenças com o ressonar estonteante do ‘me pai’!
A noite terminou com uma ida a um restaurante mexicano e depois com um bailarico pelo tradicional bar Bombaym com a sua famosa decoração repleta de espelhos pelo espaço, onde os maiores alter-egos passam a noite a dançarem virados para os espelhos a deslumbrarem a maior beleza que alguma vez vislumbraram!

Depois de alguns dias sempre ocupado com trabalhos e algum estudo (também é importante frisar) com alguns intervalos boémios pelo meio, chegou o dia da despedida da Lenira.

Na noite anterior, a ela se ir embora, depois de vermos a final da Liga dos Campeões num bar perto de Hostivar, fomos até ao Roxy comemorar o aniversário da Laura (simpática espanhola do meu piso) que por via das condições climatéricas não podemos fazer um pic-nic, terminando a noite no mítico Vagnon….que por coincidência, ou não, nesse dia estava a ‘morrer’. Os únicos clientes seríamos só nós, os inquilinos de Hostivar.


No dia seguinte. O dia da despedida.

Fui até ao aeroporto levar a caxopita para seguir no avião da TAP com destino a Lisboa!

A primeira forte sensação de saudade, de Adeus, após 4 meses quando deixei os meus país e a avó na Portela….No caminho para Ruzyne recordámos o dia em que nos conhecemos numa das farras do meu piso, “Hi, how are you?”
disse-lhe eu, ao que rapidamente me respondeu, “És português não és?”. Desde esse dia, ganhei uma companheira para ir à hora do costume, 12h30, à tão afamada Menza.
Nestes 4 meses, o tempo passou a correr. Os laços que fazemos com algumas pessoas são feitos com tal intensidade, capazes, na despedida, de criar um ‘buraco’ no nosso peito.

Durante estes 4 meses que nos conhecemos, vimos neve, chuva e sol. Quase que por nós, passaram as quatro estações do ano. Foram 4 meses que se transformaram por (quase) um ano. O positivismo e a alegria são marcos que a caracterizam, contagiando todos em seu redor. Já a ‘juba’ que carrega diariamente… torna-a numa mística e agradável presença sempre com uma doçura nas palavras (talvez motivada pelo peculiar gosto de Gambrinus Preta…que caso não haja…opta por um copo com água!).


Se nós, portugueses, utilizamos constantemente a palavra Adeus para nos despedirmos de alguém, aqui o Adeus ganha uma força tal que ao nunca termos pensado no verdadeiro conteúdo que ela carrega evito prenunciá-la. Ao ver a Lenira passar a porta de embarque preferi dirigir-me a ela com um “Até Logo”, esperando vê-la quando voltar para perto do mar e do sol e poder “Adormecer Sem Medo”.


Um beijinho e um até breve Lenira*

Luís


4 Responses to “As viagens já lá vão… e as despedidas começam!”

  1. Anonymous Anonymous 

    As despedidas começam onde começam as novas viagens...
    Eu sei que prometi escrever no teu blog, desde o dia em foste embora. Despedimo-nos no dia 14 de Fevereiro, prometi que ia ficar bem disposta como quase sempre e (quase) consegui!!!
    Esta tua viagem tem tudo de bom, conheceste muita coisa, muita gente, vivenciaste coisas que só mesmo nesta altura podias ter vivido... isso é bom, porque ha coisas que só se faz uma vez na vida, ainda bem que aproveitaste!!!
    Contudo, sendo tal como sou, demasiado sincera, não posso deixar de te dizer que estes meses foram muito importantes nas nossas vidas, a Inês arranjou um trabalho e finalmente cortou o "cordao umbilical" com a Zara; a Moki foi finalista, uma festa giríssima, sem grande espírito académico mas cheia de amor e sentimento de orgulho. No almoço da Moki conseguimos ainda ver os olhinhos da tua mãe a sentir no silêncio de um grito "tenho saudades tuas filho, fzia todo o sentido estares aqui hoje"...
    Por fim a "semana académica" da minha faculdade, começou com o baile de finalistas em que Tu Não foste o meu par.... seguiu-se a festa do Traçar das Capas da minha faculdade, uma festa impregnada de espírito académico, com tunas, cerveja, vinho e uma pimbalhda ao mais alto nível; Finalizámos com uma Benção e Queima das Fitas organizada pelo Instituto Piaget, mais precisamente pelas AE's, sempre com pouca gente, muito trabalho e um resultado esplendorosamente magnífico! Foi a minha Queima, foram deitados litros de lágrimas, kilos de beijos e toneladas de "Conseguiste, sabiámos que eras capaz..."
    Soube muito bem, mas faltava o meu querido Xuxo do meu coração, que todos sabemos que está sempre connosco!
    Agora consegues perceber porque não pude escrever antes, tinha medo que ficasses triste, mas agora sei que não ficas e que compreendes como nos sentimos.
    Obrigado por seres o amigo fantástico que és, tanto ou tão pouco que nem a kilometros de distância paramos de pensar em ti...
    Beijos grandes da Xuxa*

  2. Anonymous Anonymous 

    Como sabes...hj em x de estar a trabalhar tive a ler os teus ultimos 3posts...tou mt orgulhosa de ti amiguinho e vejo que aprendeste mto. Imagino como é k nao deve ter o coraçãozinho dos teus pais e no fundo o teu tb... Cá te espero para te recebermos com uma grande party... beijokas

  3. Anonymous Anonymous 

    A ultima despedida foi mesmo a tua:(por aqui está todos fazem as malas, os jantares têm sido fora, com a desculpa do mundial mas também porque comer sozinho é muito desagradável. Durante o jogo de Portugal muitas vezes o teu nome veio à baila, "olha o Luis ali!!", "que treta de jogo que o Luis apanhou!" :)
    Hoje foi a noite dos Santos Populares, e eu e o João lá fomos subir ao Castelo, passando antes pelo S. António da ponte Karlova. As unicas diferenças de Praga para Lisboa foram mesmo não tarmos bebedos, e o caminho estar deserto:( mas de qualquer maneira ficámos contentes por ter mantido a tradição.
    AMIGO!! Acabei a minha actividade lectiva por terras Checas, foi esta tarde, enquanto a Checa vencia os EUA que fiz o meu exame de Game Theory com a bela nota de A-, quero ver como é que eles vão converter isto para a escala portuguesa.
    Amanha vamos ao Zoo :) e é tudo, não sei se me apetece muito ir para casa, mas a minha mãe tá tão feliz de eu voltar que não posso mesmo ficar mais tempo.
    Beijinhos, e desculpa os comentários sempre longos de mais.

  4. Anonymous Anonymous 

    Olá Sofia!
    Pois é...lá fui dar um pulo até Colónia ver a nossa selecção. se bem que o jogo não foi nada famoso mas a vida da cidade com o mundial é fantástica. andar pela rua com gente de todas as nacionalidades e andar em completa paródia é simplesmente genial.

    Mas o tempo passou a correr...e já estou por Portugal!
    É bom estar de volta, sobretudo para junto da famelga e ser apaparicado por todos, mas a saudade de toda a a gente que conheci é igualmente muita.

    Acho que já estás de volta a terras lusas e por isso, a ver se me dizes qualquer coisa para nos encontrarmos porque ainda tenho a tua mala!

    beijocas*
    Luis

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


About me

  • I'm lmleitao
  • From Alto Seixalinho, Barreiro, Portugal
  • My profile

Previous posts

Archives

Links


ATOM 0.3