Praga pelos meus Olhos




Cracóvia a Pérola Polaca.


E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Vou-me recordando de Cracóvia por fotografias ou relembrando alguns maravilhosos locais e momentos que passei nesta maravilhosa cidade.
Esta viagem teve um marco diferente de todas as outras.


Começando por uma viagem pela noite de Praga a Cracóvia pela manhã com duas moças, a Sofia e a Matylda. Nos primeiros momentos da viagem tentámos ‘arranjar mil um uma maneiras’ de trancar a porta do compartimento em função dos receios que atormentavam a Matylda que nos informava que os comboios nocturnos pela Polónia são dos mais apetecíveis para os ladrões! Felizmente não tivemos qualquer problema e chegamos bem a Cracóvia….torcidos mas … chegámos!
Depois de nos instalarmos no Hostel, Corner Hostel (um dos melhores e
m que ficámos), começámos a conhecer a cidade.
Devo-vos dizer que fiquei fascinando com esta pequena cidade.

Todas as ruas com belíssimos edifícios vão dar à pra
ça central. O centro funcionava como um ponto de encontro. A beleza natural em redor desta pequena cidade e do seu centro histórico fazem desta cidade, património da UNESCO.

A vida da cidade é fascinante. Pode estar a haver um barulho imenso, como um concerto a que assistimos, mas às horas certas, tudo pára para ouvir um músico tocar trompeta no alto da torre da Sé.

Se o pouco tempo em que estávamos em Carcóvia estava a ser belíssimo, colmatou com um jantar magnífico num restaurante com comida tradicional polaca, sugerido pela menina da terra, a Matylda. Comemos maravilhosamente, à excepção da Sofia que não gostou … e não comeu… comemos nós!

O segundo dia começou com o melhor pequeno-almoço que tomei nos últimos 3 meses. Nada de muito especial se tivesse na “casinha da mamã”.... mas percebam que as refeições por Hostivar não são (muitoooooo) especiais e qualquer 'cereja no topo do bolo' parece um doce :)

Mas mal entrámos no autocarro que nos levava até Auschwitz-Birkenau, 1h30 de autocarro de Cracóvia, fomos circundados por um clima de reflexão acompanhado por um filme sobre Auschwitz até chegarmos ao campo.
Uma sensação arrepiante. O entrar no campo e ler na porta de entrada (mas não de saída) a insígnia “trabalhando, ganharás a tua liberdade” deixa-nos imediatamente transtornados. Entrar dentro dos edifícios onde (sobre)viviam mais de 200 prisioneiros sem quaisquer condições, as celas, sem qualquer ventilação, com pouco mais de 6m² onde eram ‘metidos’ mais de 20 homens como forma de castigo, que lutavam em cada segundo por uma brecha de ar sendo ainda possível
de ver algumas inscrições feitas com as unhas dos prisioneiros nas paredes. As desesperantes salas onde estavam expostas milhares de toneladas de cabelos humanos e de uma infinidade de sapatos. Até ao maior centro da atrocidade humana, as ‘salas de duche’ e os crematórios. Percorrer Auschwitz é revoltante. É sentir a cada passo o desespero de milhares de pessoas. É tentar perceber como homens, mulheres e crianças sobreviviam diariamente. É tentar perceber como durante 5 anos a comunidade internacional tapou os olhos a esta realidade. É ouvir junto dos carris o chiar dos comboios a chegarem com milhares de prisioneiros para o seu rápido fim. Auschwitz fica bem longe do que lí nos livros, das fotografias que ví. É bem mais marcante do que Steven Spielberg nos mostra pela ‘Lista de Shindler’.

A viagem a Cracóvia ficou marcado na minha memória por um dos locais mais belos neste (re)canto da Europa mas também uma região como locais onde a humanidade se envergonha!


7 Responses to “Cracóvia a Pérola Polaca.”

  1. Anonymous Anonymous 

    Uma cidade belíssima q mtas saudades me deixa! É realmente digna de uma visita.
    Um abraço.

  2. Anonymous Anonymous 

    trabalhamos para a nossa e tua liberdade e bom saber que o fizemos bem pai e mae .... beijinhos

  3. Anonymous Anonymous 

    trabalhamos para a nossa e tua liberdade é bom saber que o fizemos bem .... beijinhos

  4. Anonymous Anonymous 

    Até me deixaste com lágrimas nos olhos e um arrepio profundo...gostei mto do teu relato...beijinhos

  5. Anonymous Anonymous 

    Adorei a descrição, quando chegar a casa vou mostrar ao meu pai este post. Foi sem duvida uma visita arrepiante, que nos faz ter medo do Homem.

    PS: Tens que dizer que eu não jantei, não por ser esquisita, mas por a minha escolha ter sido mesmo muito má:)

    Beijinhos grandes

  6. Anonymous Anonymous 

    Quando lia o teu texto lembrei-me de um livro que de uma forma caricata representa o excesso de poder e retrata as diversas represálias dos mais fracos.(O Triunfo dos Porcos.Tens que ler.)

    Beijinhos prima inês

  7. Anonymous Anonymous 

    Hi, nice site;)Greetings from Poland!!!

Leave a Reply

      Convert to boldConvert to italicConvert to link

 


About me

  • I'm lmleitao
  • From Alto Seixalinho, Barreiro, Portugal
  • My profile

Previous posts

Archives

Links


ATOM 0.3